segunda-feira, 23 de maio de 2011

Minicongresso 2010/2011

Cartaz da Palestra

No passado dia 13 de Maio de 2011 participámos no minicongresso. A palestra decorreu por volta das 15h20 na sala 22 e contou com a presença da Dra. Ana Paula Suarez, palestrante convidada pelo grupo.

Começámos por decorar a sala com alguns elementos caracterizadores das duas variantes medicinais. De um lado medicamentos, máscaras cirúrgicas, estetoscópio, medidor de pressão arterial, etc. e do outro chás medicinais, a maquete realizada pelo grupo representante da técnica alternativa “Koryo Sooji Chim” e ainda algumas vitaminas. Colocámos estes materiais em pólos opostos para que ilustrasse o nosso tema “Medicina Convencional vs. Medicina Alternativa”.

Para concluirmos a nossa apresentação expusemos a nossa resposta à questão “Cura Natural ou Cura Química- qual a melhor?” e agradecemos a todos que contribuíram para o desenvolvimento do nosso projecto. Por fim, oferecemos à Dra. Paula Suarez um ramo de flores e algumas lembranças facultadas pela ESEQ.



Grupo G 12ºC

segunda-feira, 14 de março de 2011

Fotos da Actividade "Prova de Chás"

1.Panfletos informativos sobre a constituição, indicações e contra-indicações dos chás.
2. Mesa disposta com doces para acompanhar o chá.
3.Alunos experimentando os chás
4.Distribuição
5. O Grupo G
 

quinta-feira, 3 de março de 2011

Palestra/Workshop

No dia 4 de Março serão apresentadas e demonstradas algumas técnicas de Medicina Alternativa pelo Dr. José Maria Costa, profissional na Clínica Reviver, por volta das 15h15 no auditório escolar.

Exposição de chás

Hoje, na sala de convívio da ESEQ, será realizada uma prova de chás, durante os intervalos do período da tarde.
Contamos com a tua presença :-).

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cura Natural ou Cura Química - Qual a melhor?

          Não podemos eleger a melhor variante terapêutica. Depois de aprofundarmos os nossos conhecimentos  relativamente à origem, princípios e  técnicas desta temática, podemos  concluir que não existe uma escolha ideal no que toca à dualidade Medicina Tradicional e Medicina Alternativa.
          Estas duas variantes divergem em vários pontos, tendo apenas como ponto comum a luta contra as enfermidades e a procura pelo bem-estar e equilíbrio pessoal. Se por um lado existe uma base científica nos fundamentos da Medicina Tradicional, as técnicas alternativas contam com um enorme conhecimento biológico e emocional, existindo desde os primórdios da existência humana. Da mesma forma a medicina convencional  é menos humanizada ao contrário da medicina alternativa onde o terapeuta avalia o paciente como um todo, podendo uma consulta de acupunctura, por exemplo, durar 4 a 5 horas. No entanto, a medicina alternativa não abrange tratamentos invasivos como a cirurgia, não conseguindo tratar doenças mais graves. Esta variante concentra-se, essencialmente, no alívio sintomático.
           Assim, podemos inferir que Medicina Tradicional e Medicina Alternativa completam-se, cooperando. As duas são compatíveis, auxiliando-se mutuamente na luta contra as mais variadas doenças.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Medicina Convencional vs. Medicina Alternativa

  • Medicina Convencional:
Refere-se a práticas, abordagens e conhecimentos com conceitos materiais, técnicas manuais e exercícios aplicados individualmente ou combinados em indivíduos ou a uma colectividade de forma a tratar, diagnosticar e prevenir doenças, visando o bem-estar.
  • Medicina Alternativa:
É um conjunto de procedimentos que visam a cura e o bem-estar, que diferem a partir da prática medicinal Ocidental. É derivada de medicamentos antigos e práticas de cura originadas em culturas antigas que, mais tarde são adaptadas para medicamentos modernos.
Medicina Convencional
 Medicina Alternativa    
Baseada em evidências
Sem validação científica
Procura através de técnicas e pesquisas científicas o melhor tratamento
Pode incluir práticas espirituais e metafísicas, tradições não-europeias, técnicas novas de cura, entre outros
Utiliza antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antipiréticos, entre outros
Engloba os métodos e práticas utilizadas em adição ou em vez do tratamento médico convencional
Não tradicional
Tradicional
Relativamente recente
Método antigo
Rejeita o efeito placebo
Aceita o efeito placebo



Vantagens da Medicina Convencional:
- Normalmente é menos dispendiosa;
- Cura mais rápido;
- Os seus efeitos estão cientificamente provados.
Desvantagens da Medicina Convencional:
- Certos medicamentos têm efeitos secundários e podem ser nocivos;
- Menos humanizada, pois há maior distanciamento entre o paciente e quem o diagnostica. O diagnóstico é muitas vezes feito fora do gabinete do médico e por pessoas que não estão presentes durante as consultas.


Vantagens da Medicina Alternativa:
- Mais humanizada;
- Usa práticas naturais;
- Defende uma dieta apropriada;
- Um estilo de vida melhor;
- As maneiras de conseguir a saúde mental.
Desvantagens da Medicina Alternativa:
- Não é muito conhecida;
- Difícil de comprovar cientificamente, visto que se baseia principalmente em crenças e hipóteses e não em factos;
- É mais cara, devido à falta de procura. Isto deve-se principalmente à falta de informação por parte da população.

Medicina Ortomolecular

           A medicina ortomolecular constitui um ramo da medicina alternativa no qual se acredita que as doenças são resultado de desequilíbrios químicos. Assim, os tratamentos ortomoleculares procuram a restauração dos níveis de vitaminas e minerais considerados ideais no organismo. Este conceito de medicina foi apresentada por Linus Pauling (duas vezes laureado com o Prémio Nobel) em 1956.
Principais fontes de vitaminas
           O termo «ortomolecular» significa equilíbrio molecular. Linus Pauling considerava que a saúde ocorre justamente quando as moléculas do nosso organismo estão em equilíbrio constante, e a doença é o rompimento deste equilíbrio. A medicina ortomolecular tem como objectivo restabelecer o equilíbrio químico do organismo, estudar as suas interacções bioquímicas e actuar para manter o equilíbrio das moléculas, das células, dos órgãos e sistemas que o compõem. O equilíbrio metabólico obtém-se suprindo as necessidades do organismo em elementos adequados para uma reordenação bioquímica. O papel principal neste equilíbrio cabe às vitaminas, aos sais minerais, aos aminoácidos, aos ácidos gordos essenciais e, quando necessário, a algumas hormonas.
           Assim, o uso orientado e individualizado de substâncias antioxidantes fortalece as defesas imunológicas, melhora a qualidade das células e activa as funções orgânicas que tendem a diminuir com o passar do tempo.

O poder terapêutico das essências aromáticas das plantas


A Aromaterapia consiste em tratar as doenças com a ajuda de óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extractos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas, por isso, o seu aroma é a característica principal.
Os óleos essenciais são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores. Se, na natureza essas glândulas liberam os aromas das plantas de forma progressiva, quando aquecidas ou trituradas, elas explodem e liberam os odores com uma potência muito maior.
Não se deve pensar que a Aromaterapia não apresenta contra-indicações. Devem ser utilizados com precaução, pois podem causar irritação e alergia na pele.

Os óleos essenciais são divididos em três categorias:
·    os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor;
·    os que estimulam e regulam as principais funções do corpo;
·    os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.

Alguns exemplos:  
  1. Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão;
  2. Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insónia;
  3. Óleo de Cedro – sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse;
  4. Óleo de Limão – refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Cromoterapia


A Cromoterapia utiliza as vibrações das cores para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo. As cores possuem propriedades terapêuticas que agem nos campos energéticos do nosso corpo, os chamados chakras, corrigindo e reactivando o campo vibratório das células.

Vermelho Aumenta a energia vital, é a cor da impetuosidade, da paixão, dos fortes sentimentos. A vela vermelha é recomendada para inspirar a determinação e aumentar a confiança.
Rosa  Activa a energia amorosa e elimina impurezas do sangue. É ainda considerada a vela do perdão e traz harmonia, esperança e simpatia.
Laranja  –  Proporciona mais alegria, jovialidade, optimismo, é a vela da prosperidade e das boas vibrações.
Amarelo  Desenvolve a criatividade, agiliza o raciocínio, simboliza a vitalidade. É a opção ideal para quem busca sucesso, realizações e mudanças.
Verde  É a cor da esperança e da saúde, aumenta a capacidade física e mental, garante o equilíbrio.
Violeta  É a cor da espiritualidade e também ideal para estimular a imaginação e nos fazer redefinir metas, objectivos de vida e sonhos.
Azul  Acalma e equilibra, é a cor da serenidade, espanta as energias negativas, é a vela do autoconhecimento, da interiorização, ideal para quando nos sentimos ansiosos ou impacientes.

Reflexologia

Não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com massagem de corpo de maneira geral – é uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.

Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos num arranjo similar ao dos pés.

A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas.
Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Quiropraxia

        É uma terapia reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), e conhecida em todo o Mundo pela sua grande eficácia de actuação de actuação em problemas, em especial os de coluna, sem fazer uso de químicos ou intervenções invasivas. Actua através de testes e ajustes nas articulações da coluna vertebral, normalizando o seu posicionamento, restabelecendo a sua adequação biomecânica e libertando o sistema nervoso de toda a possível interferência. A sua aplicação é indolor e seus resultados muito rápidos.       As principais efermidades tratadas pela Quiropraxia são: 
                                                • Dor de cabeça.
                                                • Dores na coluna lombar;
                                                • Lombalgia;
                                                • Dores no pescoço;
                                                • Dores e tensão muscular;
                                                • Problemas nas articulações
 

Reiki

        Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objectivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.

         O que é considerado como princípios do Reiki, na verdade para os japoneses e antigos praticantes do Reiki é um Kotodama, ou conjunto de preceitos que devem ser repetidos pela manhã e pela noite por possuir uma alma e por isso possuir energias curativas. São eles:
-Não se preocupe;
-Não se aborreça;
-Honre pais e mestres;
-Trabalhe honestamente;
-Seja gentil com todos os seres
           O Reiki é considerado como terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais.

Magnetoterapia


     Utilizada há muitos anos para atletas de alta competição, a sua utilização expandiu-se para clínicas públicas e privadas para o tratamento de lesões e fracturas, demonstrando ser uma alternativa eficaz no alívio da dor em 
múltiplas patologias.

     O uso da Magnetoterapia está em franco crescimento e cada vez mais pessoas tiram partido dos seus benefícios. 
      Terapia milenar, consiste na arte da cura através dos ímanes, capaz de restabelecer e manter o equilíbrio enérgico, aumentando a resistência física e psicológica dos seres vivos.
    A forma de utilização dos ímanes tanto pode ser com a aplicação externa dos mesmos em pontos específicos do corpo, como na ingestão de água magnetizada, que estimula os canais de energia, sem danificar o organismo.
    Considerada tanto curativa quanto preventiva, a magnetoterapia não tem contra-indicação. Entre os seus benefícios, destacam-se: o combate às dores em geral, aumento da capacidade respiratória, correcção da pressão sanguínea, eliminação do cansaço, alívio da rigidez dos músculos e imunização do corpo contra determinadas doenças.Usada ainda em tratamentos estéticos para amenizar as rugas de expressão, o método utiliza um íman capaz de conduzir iões que activam a membrana das células cutâneas, abrindo os poros e permitindo que os produtos aplicados nos tratamentos penetrem com mais intensidade na pele, recuperando a sua vitalidade e juventude e restaurando, ainda, seu tónus e textura.

Ayurveda

     É o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. 
     A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois os seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.
Tratamento Ayurvédico
     Como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser visível. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos diagnosticá-la.
A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya dos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo.
São eles: Éter; Ar; Fogo;  Água;Terra.
       Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano  (que além da matéria, também é formado por buddhi - discernimento,  ahamkara - ego e manas - mente). De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.