terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Experimente: Exercícios de Bioenergologia

1. Grounding
É um dos exercícios fundamentais na bioenergética. É uma forma de fazer com que o indivíduo entre em contacto com as realidades básicas de sua existência, com seu corpo.

De pé com os pés afastados cerca de 25 cm incline-se para a frente tocando no chão com os dedos das duas mãos, como na figura. Os joelhos devem estar ligeiramente dobrados. Não deve haver peso nas mãos; todo o peso do corpo deve concentrar-se nos pés. Deixe a cabeça pendurada o máximo possível. Respire vagarosamente e profundamente pela boca. Deixe o seu corpo ir para frente, de modo a que ele caia no peito do pé. Os calcanhares podem ficar um pouco erguidos. Estique o joelho devagar até que os músculos posteriores das pernas estejam esticados. Isto não significa que os joelhos devam ficar totalmente esticados. Permaneça nesta posição durante um minuto.



2.Arco

É um exercício que ajuda a libertar a tensão abdominal.
De pé com os pés afastados cerca de 40 cm coloque os punhos fechados com os polegares voltados para cima, na linha da cintura. Dobre os joelhos tanto quanto puder sem levantar os calcanhares do chão.
Arqueie-se para trás, dobre os punhos, mas tome atenção para que o peso do corpo continue sobre o peito dos pés. Faça uma respiração abdominal profunda. Volte ao exercício anterior (grounding).

3.Céu e Terra


Este exercício ajuda a relaxar as tensões acumuladas no abdomen, distúrbios menstruais, da próstata ou prisão de ventre.
 Deitado, puxe os joelhos para junto do peito e estique as pernas afastadas, na distância da largura das ancas, na vertical, para o alto, e vire as plantas dos pés para o tecto. Os joelhos permanecem dobrados. Agora pressione os calcanhares para cima, fazendo com que os dedos dos pés apontem em direcção ao rosto.



Sem comentários:

Enviar um comentário