sábado, 29 de janeiro de 2011

Acupunctura

       A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (chamados de pontos de acupunctura), em todo o corpo. Acredita-se que o estímulo desses pontos promova as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aperfeiçoe o seu funcionamento.
         De acordo com a filosofia chinesa, o corpo contém duas forças opostas: yin e yang. Quando tais forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável. 
   No entanto, o fluxo de energia pode ser bloqueado algumas vezes, como a água que fica presa atrás de uma represa, e essa interrupção no fluxo de energia pode causar uma doença. A ideia por detrás da acupunctura é que o estímulo de tais pontos com as agulhas ou com pressão alivia as obstruções do fluxo de energia, permitindo a cura do corpo.
      Por outro lado, de acordo com o ponto de vista ocidental, acredita-se que a acupunctura provavelmente funcione através do estímulo do sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal) para que sejam libertados compostos químicos chamados de neurotransmissores e hormonas. Estes compostos aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam várias funções corporais.

Acunpuctura - uma técnica chinesa
 

Sem comentários:

Enviar um comentário