sábado, 29 de janeiro de 2011

Ayurveda

     É o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. 
     A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois os seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.
Tratamento Ayurvédico
     Como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser visível. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos diagnosticá-la.
A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya dos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo.
São eles: Éter; Ar; Fogo;  Água;Terra.
       Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano  (que além da matéria, também é formado por buddhi - discernimento,  ahamkara - ego e manas - mente). De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.
       

Sem comentários:

Enviar um comentário