segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Medicina Ortomolecular

           A medicina ortomolecular constitui um ramo da medicina alternativa no qual se acredita que as doenças são resultado de desequilíbrios químicos. Assim, os tratamentos ortomoleculares procuram a restauração dos níveis de vitaminas e minerais considerados ideais no organismo. Este conceito de medicina foi apresentada por Linus Pauling (duas vezes laureado com o Prémio Nobel) em 1956.
Principais fontes de vitaminas
           O termo «ortomolecular» significa equilíbrio molecular. Linus Pauling considerava que a saúde ocorre justamente quando as moléculas do nosso organismo estão em equilíbrio constante, e a doença é o rompimento deste equilíbrio. A medicina ortomolecular tem como objectivo restabelecer o equilíbrio químico do organismo, estudar as suas interacções bioquímicas e actuar para manter o equilíbrio das moléculas, das células, dos órgãos e sistemas que o compõem. O equilíbrio metabólico obtém-se suprindo as necessidades do organismo em elementos adequados para uma reordenação bioquímica. O papel principal neste equilíbrio cabe às vitaminas, aos sais minerais, aos aminoácidos, aos ácidos gordos essenciais e, quando necessário, a algumas hormonas.
           Assim, o uso orientado e individualizado de substâncias antioxidantes fortalece as defesas imunológicas, melhora a qualidade das células e activa as funções orgânicas que tendem a diminuir com o passar do tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário