terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bioenergologia

PRINCÍPIOS
        Os adeptos da terapia Bioenergética consideram que existe uma forma de energia particular que cria uma interacção entre o corpo e o espírito, regendo os estados físico e mental. Esta energia é também conhecida como “QI”, “PRANA”, “Força Vital”, “Vitalismo”, etc.
O conceito da existência de uma energia única que une o corpo e o espírito constitui um dos fundamentos de terapias orientais como a Yoga, o Tai-chi-chuan e a Acupuntura.

QUANDO E COMO É APLICADA?
       Os problemas psicológicos, o stress, as atitudes negativas e as emoções como a raiva e o medo, têm uma influência sobre a maneira como nos sentamos, como nos mantemos em pé, como andamos ou como respiramos.
O objectivo da Bioenergia é, antes de tudo, ajudar as pessoas a tomarem consciência das suas posturas, das suas atitudes de protecção e das emoções associadas a essas posturas e atitudes.
Pela a prática de certos exercícios, as pessoas aprendem a descontrair os músculos, de modo a permitir que o corpo funcione livremente e naturalmente.

RESUMINDO...
       Esta forma de psicoterapia mente-corpo baseia-se na ideia de que o corpo guarda emoções negativas como «memórias celulares». Estas memórias causam aumento da tensão muscular e rigidez, impedindo a auto-expressão, a espontaneidade e reduzindo a vitalidade.
       Os praticantes da bioenergia afirmam conseguir «ler» as experiências passadas dos doentes através da postura, movimentos, respiração, tom e expressão emocional e usam esses modelos para diagnosticar os problemas físicos e psicológicos, conseguindo assim proporcionar a cura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário