quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

História da Medicina

           Através de descobertas arqueológicas, chegou-se à conclusão que os povos da antiguidade, como os egípcios, já realizavam operações complexas, facto que comprova o grande desenvolvimento e inteligência desse povo. Este povo fez grandes avanços na medicina graças ao seu sofisticado processo de mumificação de corpos. Os conhecimentos sobre a anatomia humana surgiram da abertura dos corpos dos faraós e remoção das respectivas entranhas.
2. Hipócrates, pai da Medicina
         Sabe-se que os gregos foram os pioneiros no estudo dos sintomas das doenças. Tiveram como mestre Hipócrates (considerado até hoje o pai da medicina). Um outro povo que se revelou um grande conhecedor da medicina foi o povo romano. No entanto esta área teve poucos avanços.   
            Relativamente à Idade Média, era comum que o médico procurasse curar praticamente todas as doenças utilizando o recurso da sangria. Esta era feita, principalmente, com a utilização de sanguessugas. Porém, neste período os conhecimentos avançaram também pouco, devido à forte influência da Igreja Católica que condenava as pesquisas científicas. 
           No período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI ) a Medicina sofre um grande avanço. Movidos por uma grande vontade de descobrir o funcionamento do corpo humano, médicos procuraram explicar as doenças através de estudos científicos e testes de laboratório.
           Contudo, no século XVII, William Harvey fez uma nova descoberta: o sistema circulatório do sangue.


3. Louis Pasteur

             No século XIX todo o conhecimento ficou mais apurado após a invenção do microscópio acromático. Com esta invenção, Louis Pasteur conseguiu um enorme avanço para medicina, ao descobrir que as bactérias são as responsáveis pela causa de grande parte das doenças.
         Felizmente, a medicina actual dispõe de inúmeras drogas capazes de curar, controlar e até mesmo de evitar inúmeras doenças. Aparelhos electrónicos sofisticados são capazes de fazer um diagnóstico apurado, passando informações importantes sobre o paciente. Os avanços nesta área são rápidos e possibilitam um vida cada vez melhor para as pessoas.



Sem comentários:

Enviar um comentário